Campos de Prática da Educação Alimentar e Nutricional
Olá pessoal, Hoje vamos falar sobre os campos de prática da EAN.
A alimentação é uma prática social, resultante da integração das dimensões biológicas, socioculturais, ambiental e econômica. A EAN requer, portanto, uma abordagem integrada que reconheça as práticas alimentares como resultantes da disponibilidade e acesso aos alimentos, além dos comportamentos, práticas e atitudes envolvidas nas escolhas, nas preferências, nas formas de preparação e no consumo dos alimentos. Por esse motivo, vários profissionais podem e devem desenvolver ações de EAN. No entanto, nos contextos que envolvam indivíduos ou grupos com alguma doença ou agravo, onde a EAN é considerada um recurso terapêutico que integra um processo de cuidado e cura do agravo, as ações são responsabilidade de profissionais com conhecimento técnico e habilitação em EAN. Portanto, as abordagens técnicas e práticas em EAN devem respeitar as respeitar as especificidades regulamentadoras das diferentes categorias profissionais.
A alimentação é uma prática social, resultante da integração das dimensões biológicas, socioculturais, ambiental e econômica. A EAN requer, portanto, uma abordagem integrada que reconheça as práticas alimentares como resultantes da disponibilidade e acesso aos alimentos, além dos comportamentos, práticas e atitudes envolvidas nas escolhas, nas preferências, nas formas de preparação e no consumo dos alimentos. Por esse motivo, vários profissionais podem e devem desenvolver ações de EAN. No entanto, nos contextos que envolvam indivíduos ou grupos com alguma doença ou agravo, onde a EAN é considerada um recurso terapêutico que integra um processo de cuidado e cura do agravo, as ações são responsabilidade de profissionais com conhecimento técnico e habilitação em EAN. Portanto, as abordagens técnicas e práticas em EAN devem respeitar as respeitar as especificidades regulamentadoras das diferentes categorias profissionais.
A EAN, desenvolvida no escopo das ações públicas,
requer articulação intra e intersetorial e a parceria com diferentes segmentos
da sociedade, tais como, Instituições Educacionais (Universidades, Instituições
de Educação Profissional e Tecnológica), Organizações Não Governamentais,
Organismos Internacionais, Equipes Públicos de Alimentação e nutrição, Entidades
Filantrópicas, conselhos de políticas públicas e outras instâncias de
participação e controle social e da sociedade Civil como um todo.
A
EAN deve ser concebida a partir de um referencial metodológico que preveja um
processo de planejamento participativo, monitoramento e avaliação.
Considerando
o conceito de EAN e o seu caráter intrinsecamente intersetorial, muitos são os
setores envolvidos com esta agenda. Esta característica se expressa tanto no
âmbito governamental, em todas as esferas de gestão e em diferentes áreas, como
também nas relações estabelecidas com organizações da sociedade civil e
instituições formadoras. Inúmeras ações, dirigidas a diferentes públicos, já
são realizadas pelos diferentes setores. No entanto, ainda é necessário que
sejam planejadas, implementadas, monitoradas e avaliadas, a partir de
referenciais metodológicos. A diversidade dos campos de prática pode assim ser
resumida:
SETOR
PÚBLICO:
·
Federal
·
Estadual
·
Municipal
·
Local
·
Regional.
ÁREAS:
·
Saúde;
·
Assistência Social;
·
Segurança Alimentar e Nutricional;
·
Educação;
·
Agricultura;
·
Desenvolvimento Agrário;
·
Abastecimento;
·
Meio ambiente;
·
Esporte e Lazer;
·
Trabalho;
·
Cultura.
EQUIPAMENTOS PÚBLICOS:
·
Saúde: pontos da Rede de Atenção à Saúde
como Unidades Básicas de Saúde, que contam com Equipes de Atenção Básica (Saúde
da Família ou tradicional, NASFs), Academias da Saúde, Ambulatórios, Hospitais,
Unidades de vigilância em saúde;
·
Assistência Social: CRAS, CREAS,
Centros de Convivência, Acolhimento Institucional de Criança e Adolescentes,
Acolhimento Institucional de População de Rua, Plantão Social, Centro
Comunitário, Conselho Tutelar, instituição de longa permanência de Idosos entre
outros;
·
SAN: restaurantes populares, bancos de
alimentos, cozinhas comunitárias, Central de Abastecimento Municipal, feiras ,
Centros de Referência em SAN;
·
Educação: escolas, creches,
universidades, restaurantes universitários;
·
Esporte e Lazer: centros
desportivos e de recreação, áreas de lazer, clubes;
·
Trabalho: empresas do Programa de
Alimentação do trabalhador, Centros de formação;
·
Ciência e Tecnologia: centros
vocacionais tecnológicos;
·
Abastecimento: CEASAs,
feiras, mercados e sacolões;
·
Cultura: pontos de cultura e outras
formas de fomento às atividades culturais.
SOCIEDADE:
·
Entidades e organizações: comunitárias,
profissionais, religiosas, socioassistenciais, associações e cooperativas de
produtores rurais, associações de consumidores, Bombeiros, Policia Militar;
·
Instituições de ensino e formação: escolas
técnicas e tecnológicas, universidades;
·
Sistema S: SESC, SESI, SENAI, SENAC.
SETOR PRIVADO:
·
Meios de comunicação;
·
Setor publicitário;
·
Setor varejista de alimentos;
·
Setor de alimentação fora de casa;
·
Indústrias;
·
Empresas produtoras de refeições coletivas e suas associações;
·
Empresas participantes do Programa de Alimentação do Trabalhador;
·
Associações de restaurantes, bares, hotéis;
·
Associações da indústria de alimentos;
·
Unidades de Alimentação e Nutrição.
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