Formação Profissional e Educação Permanente
Olá, Pessoal! Hoje vamos falar sobre Formação Profissional e Educação Permanente
Disciplinas e atividades práticas são compostas por EAN e assim passa a fazer parte da formação acadêmica de muitos profissionais formandos em Nutrição, porém outros profissionais podem ter acesso a programas de formação e educação continuada nesse tema.
Infelizmente na formação do nutricionista há desafios relacionados à insuficiência de métodos de ensino específicos para EAN, há a dificuldade em tornar a EAN como eixo importante de reflexão para outras disciplinas curriculares do curso de graduação.
Segue abaixo alguns exemplos, considerando a realidade atual da EAN com a formação profissional em alguns setores.
Profissionais da comunidade escolar: por iniciativa das Secretarias de Educação são realizadas ações de educação permanentes por equipes intersetoriais, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pelo Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação. Estes são sujeitos da formação que dependem da iniciativa específica, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, profissionais que preparam a alimentação escolar, nutricionistas, produtores de alimentos. Assim resultados importantes tem sido alcançados quanto a incorporação do tema alimentação e nutrição nos currículos dos profissionais da educação, maior envolvimento da comunidade escolar, ações educativas e aproximação dos saberes técnico e popular. Mas existem desafios e dificuldades encontradas nessa área como o de ampliar, monitorar e difundir as ações de EAN no ambiente escolar.
Disciplinas e atividades práticas são compostas por EAN e assim passa a fazer parte da formação acadêmica de muitos profissionais formandos em Nutrição, porém outros profissionais podem ter acesso a programas de formação e educação continuada nesse tema.
Infelizmente na formação do nutricionista há desafios relacionados à insuficiência de métodos de ensino específicos para EAN, há a dificuldade em tornar a EAN como eixo importante de reflexão para outras disciplinas curriculares do curso de graduação.
Segue abaixo alguns exemplos, considerando a realidade atual da EAN com a formação profissional em alguns setores.
Profissionais da comunidade escolar: por iniciativa das Secretarias de Educação são realizadas ações de educação permanentes por equipes intersetoriais, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pelo Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação. Estes são sujeitos da formação que dependem da iniciativa específica, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, profissionais que preparam a alimentação escolar, nutricionistas, produtores de alimentos. Assim resultados importantes tem sido alcançados quanto a incorporação do tema alimentação e nutrição nos currículos dos profissionais da educação, maior envolvimento da comunidade escolar, ações educativas e aproximação dos saberes técnico e popular. Mas existem desafios e dificuldades encontradas nessa área como o de ampliar, monitorar e difundir as ações de EAN no ambiente escolar.
Profissionais da
saúde: a educação permanente dessa área é realizada pelas Secretarias de
Saúde Municipais e Estaduais, além de
projetos coordenados pelo Ministério da Saúde, pelos Centros Colaboradores de
Alimentação e Nutrição e pelas Universidades. Os sujeitos da educação nessa área
são compostos por profissionais da saúde da atenção Basica e de outros setores
de pontos de atenção. Entre eles há a troca de saberes, um olhar diferenciado
sobre a ação, a mobilização da sociedade, a autonomia e produção de materiais
de apoio, compromisso dos profissionais, estabelecimento de parcerias com
outros setores e universidades.
Profissionais da área
de desenvolvimento social: as ações são realizadas pelas Secretarias
Estaduais e Municipais de Desenvolvimento Social e os projetos sociais (como
Fome Zero, por exemplo) são coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento
Social e combate à Fome. Nessa área vários resultados foram alcançados, foi estabelecida
uma rede de multiplicadores do tema EAN com melhoria na eficiência nos
processos e serviços. Mas desafios são encontrados, como o de garantir recursos
adequados, valorizar conhecimentos e saberes populares e neutralizar
interferências políticas nas equipes e ações.
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