Formação Profissional e Educação Permanente



Olá, Pessoal! Hoje vamos falar sobre Formação Profissional e Educação Permanente

Disciplinas e atividades práticas são compostas por EAN e assim passa a fazer parte da formação acadêmica de muitos profissionais formandos em Nutrição, porém outros profissionais podem ter acesso a programas de formação e educação continuada nesse tema.
Infelizmente na formação do nutricionista há desafios relacionados à insuficiência de métodos de ensino específicos para EAN, há a dificuldade em tornar a EAN como eixo importante de reflexão para outras disciplinas curriculares do curso de graduação.

Segue abaixo alguns exemplos, considerando a realidade atual da EAN com a formação profissional em alguns setores.

Profissionais da comunidade escolar: por iniciativa das Secretarias de Educação são realizadas ações de educação permanentes por equipes intersetoriais, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e pelo Fundo Nacional pelo Desenvolvimento da Educação. Estes são sujeitos da formação que dependem da iniciativa específica, gestores, professores, coordenadores pedagógicos, profissionais que preparam a alimentação escolar, nutricionistas, produtores de alimentos. Assim resultados importantes tem sido alcançados quanto a incorporação do tema alimentação e nutrição nos currículos dos profissionais da educação, maior envolvimento da comunidade escolar, ações educativas e aproximação dos saberes técnico e popular. Mas existem desafios e dificuldades encontradas nessa área como o de ampliar, monitorar e difundir as ações de EAN no ambiente escolar.
Profissionais da saúde: a educação permanente dessa área é realizada pelas Secretarias de Saúde Municipais e Estaduais, além  de projetos coordenados pelo Ministério da Saúde, pelos Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição e pelas Universidades. Os sujeitos da educação nessa área são compostos por profissionais da saúde da atenção Basica e de outros setores de pontos de atenção. Entre eles há a troca de saberes, um olhar diferenciado sobre a ação, a mobilização da sociedade, a autonomia e produção de materiais de apoio, compromisso dos profissionais, estabelecimento de parcerias com outros setores e universidades.    
Profissionais da área de desenvolvimento social: as ações são realizadas pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Desenvolvimento Social e os projetos sociais (como Fome Zero, por exemplo) são coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e combate à Fome. Nessa área vários resultados foram alcançados, foi estabelecida uma rede de multiplicadores do tema EAN com melhoria na eficiência nos processos e serviços. Mas desafios são encontrados, como o de garantir recursos adequados, valorizar conhecimentos e saberes populares e neutralizar interferências políticas nas equipes e ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Princípios para ações de Educação Alimentar e Nutricional (Vídeo)

Agenda pública da EAN

Histórico da EAN no Brasil